PORTAL ÁFRICA é lançado no AGRISHOW 2012

O interesse dos países africanos em relação à tecnologia agrícola brasileira para os trópicos cresce a cada ano.
Riberão Preto Embrapa - 01/05/2012

O interesse dos países africanos em relação à tecnologia agrícola brasileira para os trópicos cresce a cada ano. Para impulsionar ainda mais os negócios entre Brasil e África, a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram o Portal África, disponível para acesso em www.portalafrica.com.br.
 
O Portal África contém informações socioeconômicas sobre cada um dos cinquenta e quatro países africanos e está ligado, em tempo real, aos bancos de dados de tecnologia, da Embrapa, e de máquinas e implementos agrícolas, da Abimaq. O conteúdo dá aos técnicos e produtores rurais africanos, bem como a qualquer interessado em agricultura na África, o acesso às tecnologias agrícolas, máquinas e implementos voltados para utilização na agricultura tropical e aptos a serem utilizados nos países africanos.
 
Entre as tecnologias da Embrapa aptas a serem utilizadas por produtores rurais em vários países da África estão os sistemas de produção de coco, de caju e o plantio direto. Conhecimentos sobre sistemas integrados de produção, irrigação, colheita e armazenagem também podem ser acessados no Portal África. 
 
Um amplo catálogo de produtos voltados para o mercado africano é disponibilizado em tempo real pela indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas. O maquinário oferecido pelos fabricantes associados da CSMIA, a câmara setorial de máquinas e implementos agrícolas da Abimaq, todo desenvolvido no Brasil e alguns já presentes do mercado africano, dá suporte às tecnologias da Embrapa.
 
A navegação no Portal África é simples e didática. Após selecionar o país, a dimensão ou área de interesse e a atividade relacionada, o usuário tem em seu computador ou celular as informações buscadas nos idiomas português, inglês e francês.
 
O Fórum para Pesquisa Agrícola na África (Fara), entidade africana que reúne organizações de pesquisa de vários países do continente, participa dessa iniciativa inédita avaliando as tecnologias oferecidas e divulgando o portal no continente africano.
Publicidade