EMBRAPA E ABIMAQ ASSINAM ACORDO PARA A CRIAÇÃO DO PORTAL ÁFRICA

Solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica
Sede Abimaq, São Paulo, SP - 08/03/2012

O interesse dos países africanos em relação à tecnologia agrícola brasileira para os trópicos cresce a cada ano. Para impulsionar ainda mais os negócios entre Brasil e África, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), assinam acordo de cooperação técnica para a construção do Portal África, em evento a ser realizado, às 15h, desta quinta-feira (8/3), em São Paulo, na sede da ABIMAQ. Presentes, os presidentes da EMBRAPA, Pedro Arraes; da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto e da CSMIA/ABIMAQ, Celso Casale.

O Portal África conterá informações socioeconômicas sobre o Brasil e os países africanos e estará ligado, em tempo real, ao banco de dados da EMBRAPA e ABIMAQ. O conteúdo dará oportunidade, aos produtores africanos, de conhecer tecnologias agrícolas e equipamentos voltados para a agricultura tropical.

Entre as inúmeras tecnologias da EMBRAPA aptas a serem utilizadas por produtores rurais em vários países da África estão os sistemas de produção de coco e de caju e o plantio direto. Conhecimentos sobre irrigação, colheita e armazenagem também poderão ser acessados no portal. Um amplo catálogo de produtos, voltados para o mercado africano, será disponibilizado pela indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas. O maquinário oferecido pelos fabricantes associados à CSMIA/ABIMAQ dará suporte às tecnologias da EMBRAPA.

“Com o acesso às tecnologias e equipamentos brasileiros, propiciado pelo Portal África, haverá a possibilidade de crescimento do desempenho da agricultura no continente africano”, situa o presidente da EMBRAPA, Pedro Arraes.
O presidente da CSMIA-ABIMAQ, Celso Casale, por sua vez, afirma que o continente africano oferece amplas oportunidades de negócios para a indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas e que o setor está atento a elas. "As máquinas e implementos agrícolas fabricados no Brasil e as tecnologias pioneiras desenvolvidas pela EMBRAPA podem contribuir fortemente para o desenvolvimento da agricultura na África e reforçar os laços entre o Brasil e aquele continente", reforça.

Iniciativas como essa, de acordo com o presidente da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto, aumentam as possibilidades de negócios entre os países e contribuem para o fortalecimento do setor de máquinas e equipamentos.
O Fórum para Pesquisa Agrícola na África (FARA, na sigla em inglês), entidade africana que reúne organizações de pesquisa de vários países do continente, apoia essa iniciativa inédita validando os conteúdos oferecidos e divulgando o portal nos países africanos.

A navegação no Portal África será simples e didática. Após selecionar o país, a cultura ou exploração relacionada à determinada região, o usuário estará diante das informações buscadas,  nos idiomas português, inglês e francês.

Publicidade