CHEFE-GERAL FALA SOBRE AGRONEGÓCIO E INOVAÇÃO NO FÓRUM BRASIL ÁFRICA


Portal CNPAT Embrapa - 11/05/2012

O chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, fará uma palestra nesta sexta-feira, dia 11, às 8h30min, sobre “Agronegócio e Inovação: como fazer negócios e promover o desenvolvimento”, no Fórum Brasil África, que está sendo realizado entre os dias 9 e 11 de maio no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE). Na ocasião, Vitor Hugo de Oliveira apresentará um panorama do que a Unidade tem feito nessa área e quais são as oportunidades para empreendimentos naquele continente. “O eixo da palestra será centrado em agregação de valor. Como a tecnologia pode agregar valor às matérias primas - alimentares e não alimentares – transformando-as em oportunidades de negócios. Ilustraremos com alguns exemplos de empresas cearenses que estão se estabelecendo por apostar nas tecnologias da Embrapa. Falaremos também sobre novos nichos na área de alimentos processados e como a Embrapa está respondendo a essas demandas", acrescentou o chefe-geral.
 
A Embrapa Agroindústria Tropical vem desenvolvendo ações na área de fruticultura tropical em países da África por meio de visitas técnicas, cursos e missões internacionais. Há semelhanças entre os países africanos e a Região Nordeste não só no que diz respeito às condições de clima e solo, mas também no que se refere às dificuldades econômicas e sociais. A cooperação Brasil-África representa uma ampliação da atuação da Unidade e a oportunidade de abertura de novas áreas de atuação para as empresas nacionais, ressalta Vitor Hugo de Oliveira.
 
Desde abril, está no ar o portal África, que contém informações socioeconômicas sobre o Brasil e os países africanos e está ligado, em tempo real, aos bancos de dados da Embrapa e da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O conteúdo fornece aos produtores africanos a oportunidade de conhecer tecnologias agrícolas e equipamentos voltados para a agricultura tropical. 
 
Entre as tecnologias aptas a serem utilizadas por produtores rurais em vários países africanos estão os sistemas de produção de coco, de caju e o plantio direto. Conhecimentos sobre irrigação, colheita e armazenagem também podem ser acessados no portal. Para coordenar as ações da Embrapa no continente, foram instalados projetos da empresa em Gana, Moçambique, Mali e Senegal.
 
Fórum
 
A realização do Fórum Brasil África - cujo tema é Oportunidades, Cooperação e Desenvolvimento – integra-se em uma série de esforços promovidos pelo governo brasileiro. Na última década, o País reforçou significativamente o seu peso no cenário mundial e acelerou a diversificação das suas relações externas, com especial atenção à chamada relação "Sul-Sul", e assim redescobriu um interesse especial pela África.
 
O Brasil considera a África como um mercado cada vez mais importante para seus produtos de exportação e serviços. As empresas brasileiras veem o continente africano como um sério potencial para seus investimentos. Nesse sentido, o Fórum Brasil África pretende discutir as possibilidades de desenvolvimento das relações comerciais entre o País e seus parceiros africanos, permitindo a abertura e consolidação de negócios entre empresas dos dois lados. O evento é promovido pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
Publicidade